Criar móveis sustentáveis e econômicos é uma tendência que cresce cada vez mais. Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma mesa utilizando pallets, gastando pouco e aproveitando materiais que você já tem em casa ou pode adquirir com facilidade. Essa mesa é prática, ideal para jardins ou até mesmo para a cozinha, e o melhor: é única, pois o design foi desenvolvido exclusivamente para este projeto.
Materiais Necessários
- Pallet (aproximadamente 2)
- Cola
- Pregos (de preferência 12×12, 10×10 ou similar)
- Parafusos grandes e pequenos
- Serrote
- Martelo
- Lixa
- Chave Philips
- Seladora
- Verniz
Assista ao vídeo do canal Aleatoriedades para complementar seu aprendizado!
Passo a Passo
1. Preparando os Pallets
Separe as tábuas que você irá precisar para montar a mesa:
- Tampo: 8 tábuas
- Coluna central: 4 tábuas
- Pés: 4 tábuas (tente achar uma madeira mais grossa para os pés)Reserve também peças menores de madeira para unir as tábuas do tampo.
- Cortando as peças: Com o auxílio do serrote, corte as tábuas em pedaços de 70 centímetros de comprimento
- Lixando as peças: Com o auxílio das folhas de lixa, lixe a madeira, começando da gramatura 60 ou 80 e aumente até a 140 ou superior, se você quiser deixar a madeira mais lisa.
4. Criando o Tampo da Mesa
Organize-as lado a lado e una-as utilizando duas madeiras finas fixadas transversalmente na parte inferior com pregos. Isso manterá as tábuas firmemente conectadas.
5. Estrutura de Suporte
Una 4 tábuas com cola e pregos, de modo a formar como que uma “coluna”, que ficará ao centro da mesa e unirá o tampo às pernas.
6. Montando as Pernas
Para as pernas, serão utilizadas quatro tábuas de madeira também extraídas dos pallets. Fixe as pernas ao suporte usando parafusos e cola para madeira. Utilize uma furadeira para fazer os furos, garantindo maior estabilidade. São necessários cerca de 5 parafusos grandes para fixar as pernas ao suporte.
7. Unindo as partes
Na parte inferior do tampo, instale um suporte cruzado feito com quatro tábuas, que deverá se encaixar no suporte, por isso você deve medir bem. Essas quatro tábuas menores servirão, também, para unir melhor as tábuas do tampo. Isso aumenta a resistência e a durabilidade da mesa. Aqui serão necessários parafusos menores para unir essas tábuas menores ao tampo e parafusos maiores para conectar toda essa nova parte ao suporte central.
8. Finalizando com seladora e verniz
Para proteger a mesa e dar um acabamento profissional, aplique uma camada de seladora. Lixe. Mais uma camada de seladora, se quiser e lixe novamente, após a secagem. Feito isso, repita o processo, mas dessa vez com o verniz (aplicação, secagem e lixagem). Cerca de 3 demãos. Isso também ajuda a destacar os veios naturais da madeira, dando um visual mais sofisticado ao seu projeto DIY.
9. Forrando com Plástico (Opcional)
Confira o resultado do projeto:
Se desejar um acabamento mais prático e higiênico, adicione uma camada de plástico sobre o tampo. Fixe-o com grampos utilizando um grampeador de madeira. Isso é útil para evitar o acúmulo de sujeira entre as tábuas e proteger a madeira.
Dicas Importantes
- Ferramentas: Caso você não tenha algumas ferramentas como serra ou grampeador, se você quiser diminuir o custo, considere pedir emprestado a amigos ou vizinhos.
- Materiais Reutilizados: Sempre que possível, aproveite sobras de madeira ou pallets descartados em construções para economizar.
- Planejamento: Antes de começar a montagem, visualize o projeto e organize todos os materiais e ferramentas para facilitar o processo.
- Segurança: Use luvas e óculos de proteção ao manusear madeira e ferramentas.
Conclusão
Fazer sua própria mesa de pallets é um projeto gratificante que une economia, criatividade e sustentabilidade. Siga este passo a passo, adapte o design à sua necessidade e aproveite o resultado. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários e compartilhe seu projeto com a gente! Para mais detalhes, confira o vídeo completo no canal Aleatoriedades, acessível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=3Xtc423B2ts.
Deixe um comentário